A partir deste ano, o mês de novembro conta com três feriados nacionais. O dia 20 de novembro estreia em 2024 como data a ser respeitada em todo o Brasil como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Em dezembro de 2023, após aprovação do Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou (assinou) a lei que torna o 20 de novembro feriado nacional. A data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares – um dos maiores quilombos do Brasil
Até o ano passado, a folga para o trabalhador neste dia dependia de leis municipais ou estaduais. Pelo menos seis estados e aproximadamente 1.200 cidades já reconheciam a data como feriado.
História afro-brasileira
Desde 2003, as escolas passaram a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Mas, mesmo sendo data comemorativa, o dia não era considerado feriado.
Os outros feriados nacionais do mês caem dia 2, data de finados, e 15 de novembro, Proclamação da República. Esta última lembra a data quando, em 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca assinou o Decreto 1, marcando o fim da monarquia e o início da república no Brasil.
Fontes: Agência Brasil e G1