OUTUBRO ROSA: SINDICATO DISPONIBILIZA CONSULTAS GRATUITAS COM GINECOLOGISTA

Card da campanha

Card da campanha



O Sindivigilantes do Sul está integrado à campanha do Outubro Rosa de prevenção do câncer de mama e, desde o ano passado, oferece consultas gratuitas, durante todo o ano, às mulheres vigilantes e Asps, sócias e não sócias, da base territorial do sindicato. Basta marcar a consulta numa das clínicas conveniadas e buscar a autorização na nossa sede.

Além disso, a entidade também está envolvida na divulgação da campanha, nas mídias sociais e com material impresso, visando conscientizar as mulheres para a atenção com sua saúde, especialmente em relação ao câncer de mama e de útero, que são os dois tipos mais comuns entre as mulheres.

Para mais informações sobre as consultas ligue: (51) 3225-5070 / 3024-5114 / 3226-4584.

Prevenção, diagnóstico e tratamento

Segundo o Ministério da Saúde, cuidados como a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. Prevenção, diagnóstico e tratamento estão disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

A prevenção do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). A transmissão ocorre por via sexual e a vacinação contra o HPV é a medida mais eficaz de se prevenir contra a infecção.

A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS. Além disso, o exame preventivo contra o HPV – Papanicolau – é um exame ginecológico comum para identificar de lesões precursoras do câncer do colo do útero.